Como engarrafar sua Cerveja

A forma tradicional de fazer com que uma cerveja ganhe gás é promover uma segunda fermentação em garrafa. Para tal basta adicionar açúcar à cerveja e fechar a garrafa. A levedura ainda presenta na cerveja irá fermentar este açúcar produzindo gás carbónico (CO2), que irá carbonatar a cerveja.


Equipamento necessário

  • Segundo balde ou balde de engarrafamento
  • Válvula de engarrafamento
  • Capsulador
  • Cápsulas (caricas) e garrafas

Use de preferência garrafas de vidro de cor castanha. As garrafas, bem como as cápsulas, deverão ser previamente lavadas, sanitizadas e passadas por água.


Sanitização do Equipamento

Passe todas as garrafas por solução de sanitização e passe por água. Todo o restante equipamento (balde, sifão, válvula, cápsulas) deve também ser sanitizado.


Grau de carbonatação

Selecionar a quantidade de açúcar a adicionar consoante o grau de carbontação desejada (ver abaixo). Dissolver o açúcar em 200 mL (1 copo) de água quente.

Carbonatação
grau carbonatação açúcar (g/L)
Baixo (Ale, Porter, Stout) 5 – 6
Médio (Lages, Abadia) 6 – 7
Elevado (Weizen, Lager) 7 – 8

Por exemplo, para 23 litros de cerveja com cabonatação média, 6 g/L, necessitamos de 138 g de açúcar.

Atenção: Não ultrapassar 8g de açúcar por litro. Risco de explosão das garrafas !


Misturar o açúcar

Introduza a solução de açúcar num segundo balde/fermentador ou balde de engarrafamento, para a gaseificação da cerveja.

misturar o açúcar

Transfira a cerveja, com o auxilio de um sifão, para o segundo fermentador ou balde de engarrafamento. Coloque a ponta da mangueira de forma a promover um movimento circular para misturar a cerveja e o açúcar.
Espere cerca de 10 minutos para que o açúcar se difunda completamente na cerveja, se necessário mexer suavemente com a espátula.


Enchimento

Transfira a sua cerveja açucarada para as garrafas com o auxílio de uma válvula engarrafamento acoplada à torneira do balde ou ao sifão de trasfega.


Capsular

Colocar a cápsula na garrafa, ou caso use garrafas de tampa mecânica fechar a tampa.


Carbonatação

A sua cerveja irá agora para a fermentação secundária, onde o açúcar será transformado em CO2, permitindo que a cerveja ganhe gás. Este processo demora cerca de 2 semanas dependendo da temperatura.
Uma cerveja devidamente engarrafada mantém-se em bom estado durante 6 meses a um ano. Tenha em atenção que a cerveja melhorará com o tempo. A espera compensa …


Quando a cerveja estiver carbonatada chegou o grande momento! É hora de convidar os amigos e divertir-se.

Boas cervejas !

Next Article

Cerveja a partir de Malte em Grão