Como fazer o envasamento da cerveja artesanal

Finda a fermentação, é necessário engarrafar a cerveja antes de consumi-la. Para além de colocar a cerveja em garrafas, é necessário gaseificá-la para que fique com o gás que tanto apreciamos. Para conseguir o gás adiciona-se algum açúcar imediatamente antes do engarrafamento. Este açúcar irá sofrer uma segunda fermentação na garrafa que irá criar o gás da cerveja.
Usar de preferência garrafas de vidro de cor castanha ou verde. As garrafas, bem como as cápsulas, deverão ser previamente lavadas, desinfectadas e passadas por água.

envasamento

Equipamento necessário:

—Balde ou balde de engarrafamento.
—Sifão + Válvula de engarrafar
—Capsulador
—Capsulas (caricas) e garrafas

Instruções

1 — Selecionar o grau de carbontação desejada (ver abaixo) . Dissolver o açúcar necessário em 200 mL (aprox. 1 copo) de água quente. Deixar arrefecer.

Grau de carbonatação BaixoMédioElevado
Teor de açúcar 5 g/L 6 g/L7 g/L

Caso não possua uma balança pode fazer uso de pacotes de açúcar. Por exemplo, para 23 litros de cerveja com cabonatação média, 6 g/L, necessitamos de 138 g de açúcar. Usando pacotes de 8g seriam necessários 138 / 8 = 17,25 pacotes, arredondando 17 pacotes de açúcar.

2 — Introduzir num segundo fermentador ou balde de engarrafamento, a solução de açúcar para a gaseificação da cerveja.

3 — Transferir com o auxilio de um sifão a cerveja para o segundo fermentador ou balde de engarrafamento. Esperar 10-15 minutos para que o açúcar se difunda completamente na cerveja.

4 — Transferir a cerveja açucarada para as garrafas com o auxílio de um sifão acoplado a uma válvula engarrafamento, ou usando a válvula incorporada no balde de engarrafamento.

5 — Encapsular as garrafas. O uso de capsuladores manuais é muito fácil: colocar a capsula na garrafa, apoiar o capsulador na garrafa, baixar ambas as alavancas e … já está!

— Guardar as garrafas ao abrigo da luz e calor excessivo.

— Aguardar pelo menos uma semana para a carbonatação (gaseificação) da cerveja. A carbonatação fica completa normalmente após duas, três semanas.

… e chegou a grande hora de disfrutar com os seu amigos de uma cerveja especial produzida por si. SAÚDE!

Next Article

Preparar um fermentador