Melhorar a cerveja: Dicas e truques

Adição de extrato de malte. Alguns kits requerem a adição de açúcar para que na fermentação se atinja o teor alcóolico desejado. O açúcar não confere à cerveja a mesma qualidade em termos de sabor e corpo do malte. Assim, os melhores kits são obviamente aqueles que contêm o extracto de malte em quantidade necessária à obtenção de cerveja sem qualquer adição de açúcar. Poderá melhorar a qualidade das cervejas elaboradas com base em kits que apelem ao uso de açúcar substituindo-o total ou parcialmente por extracto de malte em pó. Deste modo obterá uma cerveja feita 100% a partir de malte, com mais corpo e sabor. Veja os extractos de malte em pó disponiveis na nossa loja.

extrato de malte

Fermentador de guarda. Uma forma de melhorar a limpidez e sabor da cerveja consiste em usar um fermentador de guarda. Esta técnica consiste em passar a cerveja para um segundo fermentador logo após a primeira semana de fermentação. Deste modo separamos a cerveja do depósito de leveduras do primeiro fermentador, contribuindo para melhorar a limpidez da cerveja. A cerveja deve manter-se duas semanas no fermentador de guarda onde se dá a maturação da cerveja que contribui para uma melhoria do aroma e sabor.. Após este periodo deve ser engarrafada. Este procedimento é usado na maior parte das cervejas e é indispensável no caso das lagers.
Nota: tal como durante a elaboração e engarrafamento, a trasfega da cerveja para o fermentador de guarda deve ser feita com todo o equipamento devidamente limpo, desinfectado e passado por água.