O que é Cerveja Lager? Historia, Estilos e Diferenças

O que é Cerveja Lager? Historia, Estilos e Diferenças

Hoje vamos mostrar nesse artigo, um assunto que muitos gostam mas que poucos entendem: A Cerveja Lager, quem não gosta de chegar em casa depois de um dia cheio no trabalho ou então ir a um ”happy hour” com os colegas e saborear uma cerveja bem gelada? Bom acho que todo mundo. Imagine então se for uma cerveja Lager refrescante.

Muitas pessoas não sabem diferenciar a diferenças entre as cervejas, e por isso que fizemos esse post. Para ajudar você amigo leitor e apreciador de uma boa cerveja. Agora mostraremos a vocês o que é cerveja Lager, vamos mostrar a diferença entre cerveja Lager e Pilsen, e indicar algumas marcas cervejas Lages para você experimentar e decidir qual é mais o seu estilo.

Cerveja Lager é um tipo de bebida fermentada e armazenada em baixas temperaturas. A fermentação da cerveja Lager é feita pela levedura Saccharomyces pastorianus e é feita em temperaturas mais baixas do que as outras, elas ficam entre 5°C – 14°C. Esse tipo de levedura é conhecida como levedura de baixa fermentação, e hoje em dia representa cerca de 90% do consumo mundial de cerveja.

A cerveja Lager é uma das três grandes famílias de cervejas, nela inclui diversos subtipos de cerveja como por exemplo as Pale, Lager, Dark Lager e Bock, a outras são as Ale e as Lambic.

As cervejas Lager se diferenciam das cervejas tipo Ale, pelo fermento que é utilizado durante o seu processo de fabricação. Assim o fermento usado nas cerveja tipo Lager inicia sua fermentação em temperaturas baixas, ou seja, dos 7°C entre os 12°C. Isso faz com que ela se acumule no fundo do tanque de fermentação. Por isso as cervejas Lager são conhecidas como cervejas de baixa fermentação.

As cervejas do tipo Ale utilizam uma fermentação diferente das cervejas Lager, no seu processo de fermentação se inicia em temperaturas altas que é dos 15°C até a casa dos 24°C. Ao invés de se acumular em baixo do tanque igual as Lager, ela sobe e se acumula na superfície do tanque de fermentação, ou seja, isso faz com que as cervejas tipo Ale, sejam conhecidas como cervejas de alta fermentação.

Como é a Fabricação Cervejas Lager

O que define o termo Lager, é apenas seu método de fermentação utilizado, mas as cervejas Lager possuem características muito variadas. A cerveja Lager padrão é uma bebida de coloração clara, que normalmente é representada pelas cervejas Pale Lager ou pelas Pilsen.

Para que você entenda falaremos do sabor, essa é a melhor parte da cerveja tipo Lager. Elas possuem um sabor levemente amargo e como todas as outras, é recomendado que seja servidas bem gelada.

A Fabricação das cervejas Lager, fazerem com que elas possuem um gosto muito simples, quando comparadas as cervejas tipo Ale, que geralmente possuem um sabor frutado. Isso é decorrente do fato das baixas temperatura da levedura produza menos éter e fenol, que são dois compostos químicos e orgânicos associados aos sabores mais frutados.

Historia da Cerveja Lager

Para melhor entendermos essas brejas, será necessário voltarmos ao passado, mais precisamente no século XVI.Até esse período que todas as cervejas consumidas no mundo era do tipo Ale, A cerveja era fermentada com leveduras selvagens, que eram presentes na atmosfera, e produzia álcool naturalmente quando entravam em contato com o açúcar. Nessa época o mosto de cerveja era fermentado num recipiente aberto, que quando aquecido produz uma espuma que subia para a superfície e transbordava.

E foi assim que os mestres cervejeiros aprenderam a alcançar um processo mais consistente de fabricação de cerveja. Porque eles recolhiam a espuma que transbordava dos recipientes, como era composta por milhões de células de levedura, e adicionavam à outros barris com mosto de cerveja. Este tipo de fermentação alta e natural é usada até hoje nas cervejas belgas do tipo Lambic.

Mas para toda ação, tem uma reação. Durante o verão a atmosfera se encontra inundada de fermentos selvagens, que esta forma natural de produção de cerveja se torna incontrolável, tendo como resultado uma cerveja inconsistente.Para isso não acontecer os mestres cervejeiros faziam uma última fermentação de cerveja na primavera.

A cerveja era então guardada em porões gelados para maturarem durante o verão, reiniciando seu processo de fabricação no outono.E aí começa a história da nossa cerveja Lager.

Os mestres cervejeiros da Baviera, armazenavam suas cervejas em cavernas congeladas nos Alpes, e começaram a notar que o gelo fazia o fermento se acumular no fundo do tanque, produzindo uma cerveja de coloração mais clara, transparente e harmonizada, a partir daí surgiram as cervejas Lager. Nessa época, por causa do processo de maturação em temperaturas mais baixas, por longos períodos de tempo foi dado o nome de “Lagering”.

Em 1953, Morton Coutts desenvolveu um novo método de fermentação que acelerava o processo de produção de cervejas lager, embora tenha reduzido o desenvolvimento do seu sabor.Esta inovação permitiu a produção em massa da cerveja lager, numa velocidade que deixou elas mais competitivas no mercado mundial, em relação às ale.

As cervejas Lager se tornaram rapidamente, o estilo mais popular na maior parte do mundo industrializado. No Brasil mais de 90% do mercado das cervejas é dominado pelas Lager de estilo American Lager, que são muito procuradas por seu sabor estonteante.

O que significa Cerveja Lager?

Em geral as cerveja Lager tem um teor alcoólico menor que que as do tipo Ale, além de serem mais maltadas e gasosas só que um pouco mais amargas, pois nelas vai pouco lúpulo, o que faz com que aquele amargor característico da cerveja seja bem menor.As cervejas lager são mais refrescantes e pouco frutadas por causa de seu processo de fermentação como visto acima. O termo Lager significa, “guardada, armazenada”, isso devido ao período de tempo que elas ficam maturando, que é em torno de uma a oito semanas em temperaturas baixas.

Para melhor você entender vamos colocar algumas cervejas Lager e Ale, para você saber diferenciar e decidir a qual melhor apreciar.

Pilsen e Lager: Qual a diferença?

Para começar, é preciso falar que “pilsen” é uma cerveja do gênero “lager”. Ou seja, toda a cerveja Pilsen, é Lager.Mas nem toda a Lager é Pilsen, e é isso que confunde muitas pessoas.Resumindo para vocês podemos dizer que as Pilsens são da família das lager.

Cervejas da família Lager

Sao as mais consumidas no Brasil, as cervejas Lager se diferenciam das outras pela fermentação no seu processo de fabricação.

São cervejas mais carbonatadas e por isso são bem mais aceitas pelo público de todos os lugares.Como dito acima, elas são cervejas em que o fermento utilizado começa sua fermentação em temperaturas amenas, dos 6°C entre os 12°C, além de ficar acumulado no fundo do tanque, ficando conhecidas como cervejas de baixa fermentação.Elas são douradas e filtradas, mas possuem umas versões mais escuras. Abaixo vamos mostrar algumas subdivisões no mundo cervejeiro:

Estilo Light lager – ou Pale Lager : Essas são o estilo mais comum das cervejas Lager. Elas apresentam vários tipos muito conhecidos pelo povo brasileiro.

Pilsner: São também conhecidas como Pilsen por aqui, o que gera muitas dúvidas que logo vamos tirar de você.Seu aroma e sabor são acentuados pelo lúpulo, por isso elas tem um leve amargor.São de coloração clara, com baixo corpo e fácil de beber.Seu processo de produção, como todas as outras lager, apresenta uma baixa fermentação, além dela possuir também, um baixo teor alcoólico e com um final seco.Essa é considerada a cerveja mais consumida no Brasil.

American Lager: Essas cervejas são denominadas Pilsen aqui no Brasil, mas na verdade elas são Lager, mas sempre há essa dúvida e muito poucas pessoas sabem diferenciar as pilsens das lager.A American Lager é uma cerveja fácil de beber, um pouco amarga, no final dela é relativamente seco, seu aroma de cereais é bem suave, tem uma coloração dourada e outras são cristalinas.No Brasil as marcas mais comuns no mercado são dessa classificação e você deve conhecer muito bem que são a Skol, Brahma e a Kaiser.Essas no mercado são vendidas como pilsner por causa da aceitação do povo.

Premium Lager: Esse é outro estilo americano que caiu no gosto do povo e que se assemelham ao estilo American Lager.Mas essa diferente das outras possuem mais lúpulo e mais malte, isso é, se for tomada em comparação com a American Lager.Mas já se for comparada aos outros estilos possui pouco malte e muito menos aroma de lúpulo.Ela é uma cerveja do corpo mais médio e sua coloração beira mais o dourado.No Brasil temos alguns exemplos vendidos no mercado como a Heineken e a Stella Artois, que são muito recomendadas pelo público.

Helles: Essa é uma cerveja consumida e produzida em alta escala na Alemanha, mais precisamente na região da Bavária. O que destaca essa cerveja é o seu malte e ela possui menos lúpulo na sua preparação, por isso ela contém um baixo amargor no seu sabor.Por causa do seu malte, essa cerveja possui um gosto peculiar de pão e biscoitos, o que faz ela ser curiosamente consumida em alguns cafés na Alemanha.

Dortmunder Export: Essa também é uma cerveja muito produzida e consumida na Alemanha, mas especificamente na Região de Dortmund.O malte e o lúpulo da cerveja são muito equilibrados, o que faz delas uma bebida mais adocicada por causa do seu malte e ao mesmo tempo com um forte amargor proporcionado pelo lúpulo.Isso as torna bem diferente das Lagers consumidas normalmente.Essa é uma cerveja mais dourada claro que também pode atingir uma coloração mais escura, e sua espuma é bem consistente, ou seja, muito boa para quem gosta de um colarinho no copo na hora de beber.

Japanese Rice Lager: Essa cerveja é também conhecida por “Dry Beer”, mas poucas pessoas tem o conhecimento dela, pois ela não tem tanto apelo e é bem pouco consumida por aqui.Seu nome já diz tudo, ela é uma cerveja produzida no Japão e um dos cereais colocados em sua fabricação é o arroz.Ela possui um alto teor alcoólico, isso porque devido ao seu longo período de fermentação, quase todo o açúcar se transforma em álcool.Mas o seu sabor é bem suave, não deixe de apreciá-la.

Cervejas Estilos Dark Lager

Agora vamos mostrar alguma cervejas Dark Lager, que são cervejas de coloração mais escuras, com um corpo baixo e uma boa carbonatação. Elas também possuem um ótimo teor de refrescância.Vamos lá:

Munich Dunkel: É considerada a original Dark Lager da Europa, é uma cerveja de baixa fermentação e sua cor é marrom escura.Seu sabor é incomparável, pois o seu malte Munich dá a ela um doce amargor com notas de chocolate, caramelo e nozes.

American Dark Lager: São uma cervejas muito escuras, com baixo corpo, ótima carbonatação e sua espuma é de coloração que tende a ir para o dourado e são muito refrescantes.Sua cor varia de âmbar para o marrom escuro, e seu aroma quase não aparece na bebida, tornando muito difícil de notar o malte e o lúpulo nela.

Malzbier: Essa é a mais famosa Dark Lager encontrada no Brasil, nos tempo de hoje não é mais consumida que nem antes, mas ainda assim cervejaria de renome produzem ela como a Brahma, Antarctica e Itaipava.Escura e doce, possui um baixo teor alcoólico.Após a sua fermentação é acrescentado nela xarope de açúcar e caramelo, o que faz surgir sua coloração escura que não é por causa de seu malte tostado.

Schwarzbier: É uma cerveja realmente preta, com aroma prevalecente do malte, que é notado em baixo teor e a cerveja apresenta notas de chocolate, café e caramelo.Mas é importante saber que o doce que é sentido na cerveja é baixo por isso não deve ser confundida com a Malzbier.

Estilo Bock: Diferente de todas as cervejas que conhecemos, essa é recomendada para tomar no inverno no Brasil.São cervejas lagers com uma coloração escura, saindo um pouco da tradição e com muitas características do malte dando a elas gosto de caramelo e pão tostado.Bora conhecer esse estilo de cerveja:

Tradicional Bock: Devida a algumas mudanças, ela passou a ser conhecida como Dunkler Bock.O malte é moderadamente percebido como pão em seu aroma,já o lúpulo quase não é perceptível e também tem menor evidência no sabor da cerveja.Sua cor varia entre cobre claro ou um marrom consistente .

Doppelbock: Com uma bela história, já foi chamada de “Salvator”, por que foi criadas por monges em jejum, que não podiam comer alimentos sólidos, então eles criaram a Doppelbock para não morrer de fome.Essa cerveja é mais forte do que as outras, seu teor alcoólico varia de 7% a 10%. Sua coloração que se destaca pois a versões âmbar e vermelho rubi.Em seu gosto e aroma não percebe-se o lúpulo, dando maior destaque ao malte tostado.

Helles Bock: Essa cerveja já apresenta uma cor mais clara, são produzidas no inverno para ser consumidas na primavera européia.Sua cor vai do dourado até o âmbar, e seu aroma é intenso se tratando do malte, o que deixa o lúpulo pouco perceptivel.No seu sabor o malte domina principalmente o tostado.

Estilo European Lager: Esse é um estilo com teor alcoólico maior do que as outras, só que contêm o mesmo jeito de fermentação.Ou seja, é um agrupamento de estilos europeu.Vamos conhecer:

Vienna: Criada na Áustria na cidade de Vianna em 1840 por Anthon Dreher.Utiliza o malte Vienna para dar características leve a cerveja.Por causa da industrialização é raro encontrar uma boa receita original, por isso é comum notar diferenças entre a versão americana que são mais amargas e fortes, enquanto as da Europa são mais doces.Sua cor é âmbar e cobre claro, com aroma leve e com bem poucas características do lúpulo e sutileza do malte.

Marzen Lager: São originárias da Bavaria, é produzida na primavera para ser consumida no outono, a estação que se celebra a famosa Oktoberfest.Tem um teor alcoólico mais alto, e sua cor varia do âmbar paro o marrom.Seu aroma é leve, é possível sentir notas de pão tostado e um pouco do lúpulo em seu sabor, que é doce com um leve gosto de caramelo.

Por Fim

Hoje trouxemos para você amigo apreciador de cerveja, um assunto muito interessante o que é a cerveja Lager. Mostramos para você que as cervejas Lager se diferenciam das outras por causa de sua fermentação, pois ao invés do levedo se acumular em cima do tanque de fermentação ela faz exatamente o contrário, e se acumula no fundo sendo conhecida por uma cerveja de baixa fermentação.

Descobrimos que elas foram criadas em cavernas congeladas nos Alpes, pois elas eram colocadas para maturar em locais com temperaturas ideais para elas que são de 7°C a 12° graus. Então os mestre cervejeiro viram que a levedura descia ao invés de subir para o topo do tanque deixando a cerveja com uma cor mais clara. As cervejas Lager se tornaram rapidamente, o estilo mais popular na maior parte do mundo industrializado.No Brasil mais de 90% do mercado das cervejas é dominado pelas Lager de estilo American Lager, que são muito procuradas por seu sabor estonteante.

O significado do nome Lager, vem do seu método de maturamento, ou seja, significa “guardada, armazenada“ pois elas ficavam maturando guardadas em cavernas durante oito semanas em temperaturas baixas.

Muitas pessoas confundem as cervejas do tipo Ale, com as cervejas estilo Lager, mas no artigo acima colocamos algumas diferenças entre elas como, o teor alcoólico das Lager é menos do que a das ale de serem mais gasosas também, pelo fermento que é utilizado durante o seu processo de fabricação e possuem um gosto muito simples, quando comparadas as cervejas tipo ale, que geralmente possuem um sabor mais frutado.Isso é decorrente do fato das baixas tema levedura produza menos éster e fenol, que são dois compostos químicos e orgânicos associados aos sabores mais frutados.

Colocamos no post algumas cervejas da família lager para você caro leitor experimentar e decidir qual cerveja é melhor para você, afinal de contas, nem todos os gostos são iguais. então basta você escolher, entre elas, Pilsner, American Lager, Premium Lager, Helles, Dortmunder Export, Japanese Rice Lager. Elas são todas boas e são recomendadas serem servidas geladas.

Para você que prefere uma cerveja mais escura e doce, também citamos alguns exemplos como: Munich Dunkel, American Dark Lager, Malzbier e a Schwarzbier.

Mostramos também para você que não abre mão de tomar uma boa cerveja, uma linha de cervejas Lager que são próprias para serem consumidas no inverno que são as : Estilo Bock.

Esperamos ter ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre essa bebida maravilhosa, e que tenhamos ajudado você a decidir qual a sua favorita, com esse post.Mas lembre-se que se for beber, que seja com moderação e não dirija, cuide da sua vida e da vida dos outros.

Next Article

O que é Cerveja Puro Malte

No Comments

Cancel